Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Criminality rates in those sentenced for femicide in Mexico / Niveles de criminalidad en personas sentenciadas por el delito de feminicidio en México / Níveis de criminalidade em pessoas condenadas pelocrime de feminicídio no México

Díaz-Sánchez, Azucena; Gurrola-Peña, Gloria Margarita; Moysen-Chimal, Alejandra; Esparza del Villar, Oscar-Armando; Villaveces-López, Martha.
Univ. salud ; 25(2): 20-26, mayo-ago. 2023.
Artigo em Inglês | LILACS, COLNAL | ID: biblio-1510597

Introdução:

A violência contra a mulher é um problema que afeta a população mundial, tendo sua expressão máxima por meio do feminicídio. Devido à recente e desigual legislação sobre o fenômeno, os estudos a respeito são recentes e têm girado em torno da determinação de tipos de agressores onde a criminalidade desempenha um papel importante como fator de risco. Da mesma forma, são poucos os estudos diretos com pessoas que cometeram feminicídio.

Objetivo:

Conhecer o nível de criminalidade em condenados pelo crime de feminicídio.

Materiais e métodos:

Através de uma lista com 20 dimensões, foram avaliadas 62 pessoas privadas de liberdade pelo crime de feminicídio.

Resultados:

Foram encontrados quatro níveis de criminalidade, que variam de baixo a muito alto, sendo que os principais indicadores que fazem a diferença entre esses níveis são aqueles relacionados à violência por parceiro íntimo e histórico de uso de álcool e drogas.

Conclusão:

A criminalidade surge como uma categoria de análise, que busca explicar algumas características nas pessoas que cometeram esse crime, porém, é preciso considerar outros fatores como cultura, estrutura social e características da população reclusa por feminicídio.
Biblioteca responsável: CO146.1
Selo DaSilva