Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Como Deve Ser um Material Educativo? Percepção dos Familiares de Crianças com Leucemia / How an Educational Material Would Be Like? Perceptions of Relatives of Children with Leukemia

Soeiro, Gabriella; Pacheco, Sandra Teixeira de Araújo; Costa, Cicero Ivan Alcântara; Nunes, Michelle Darezzo Rodrigues; Silva, Liliane Fariada; Araujo, Barbara Bertolossi Marta de.
Rev. Bras. Cancerol. (Online) ; 69(3)jul-set. 2023.
Artigo em Português | LILACS, SES-SP | ID: biblio-1512439

Introdução:

A criança com leucemia, quando no domicílio, requer cuidados especiais. Nesse contexto, os familiares deparam-se com demandas de cuidados que precisam ser aprendidas em função da condição clínica de sua criança. Este artigo é um recorte da pesquisa "As demandas de aprendizagem dos familiares de crianças com leucemia para o cuidado domiciliar".

Objetivo:

Conhecer as percepções de familiares de crianças com leucemia sobre a proposta de construção de materiais educativos para o cuidado domiciliar e descrever os temas que os familiares julgarem significativos na composição desses materiais.

Método:

Estudo participativo desenvolvido em uma enfermaria de hematologia infantil no Rio de Janeiro. A teoria utilizada para fundamentar o estudo foi a educação problematizadora de Paulo Freire. Os dados foram coletados por meio de três círculos de discussão e, posteriormente, examinados a partir da análise de conteúdo de Bardin.

Resultados:

Oito familiares de crianças com leucemia participaram do estudo. Duas categorias emergiram "a proposta de construção de materiais educativos para o cuidado domiciliar" e "temas relevantes para compor os materiais educativos".

Conclusão:

Considerar a percepção dos familiares na construção de material educativo pode contribuir de maneira assertiva na escolha de conteúdos e na forma de abordá-los, e ser uma estratégia mais eficaz nesse processo contínuo da educação em saúde dos familiares das crianças com leucemias.
Biblioteca responsável: BR440.1
Selo DaSilva