Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Hospitalização de idosos por COVID-19 no Paraná: uma análise de fatores associados / Hospitalización de personas mayores por COVID-19 en Paraná: un análisis de factores asociados / Hospitalization of elderly people due to COVID-19 in the State of Paraná, Brazil: analysis of associated factors

Derin, Vanessa Neckel; Pesce, Giovanna Brichi; Höring, Carla Franciele; Moura, Débora Regina de Oliveira; Vissoci, João Ricardo Nickenig; Facchini, Luiz Augusto; Salci, Maria Aparecida; Carreira, Lígia.
Acta Paul. Enferm. (Online) ; 37: eAPE002381, 2024. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-1527575
Resumo Objetivo Analisar a prevalência e os fatores associados à hospitalização de idosos com COVID-19 no estado do Paraná, PR, Brasil. Métodos Estudo transversal vinculado à coorte "Acompanhamento Longitudinal de adultos e idosos que receberam alta da internação hospitalar por COVID-19", realizado por meio de informações contidas nas fichas de notificação compulsória do Sistema de Informação de Agravos de Notificação. As análises foram realizadas através de frequências relativas e absolutas, com aplicação do teste de qui-quadrado adotado no modelo de regressão logística. A população do estudo englobou pessoas residentes no Estado do Paraná com idade de 60 anos ou mais, hospitalizadas por COVID-19 no período de março de 2020 a setembro de 2021. Resultados Foi identificada maior prevalência de hospitalização entre idosos com escolaridade igual ou maior a oito anos. Indivíduos não vacinados contra COVID-19 apresentaram maior chance de internação. O sexo masculino apresentou mais chance de admissão em Unidade de Terapia Intensiva em comparação com o sexo feminino. Doenças cardiovasculares, pneumopatia e obesidade aumentaram a prevalência da forma grave da doença. Conclusão Fatores tais como escolaridade e não adesão à vacinação contra COVID-19 podem aumentar o risco de hospitalização pela doença. Pessoas idosas do sexo masculino apresentam maior chance de hospitalização na UTI se comparadas às do sexo feminino; além disso, a não utilização de antivirais pode contribuir para o agravamento do estado de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.2
Selo DaSilva