Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Temporal-spatial analysis of mortality from cardiovascular diseases in the State of Ceará, Brazil, between 2009-2019 / Análise têmporo-espacial da mortalidade por doenças cardiovasculares no Estado do Ceará, Brasil, entre 2009 e 2019

Santos, Aldino Barbosa dos; Bezerra, Adriana de Moraes; Machado, Lucas Dias Soares; Souza, Naanda Kaanna Matos de; Pessoa, Vera Lúcia Mendes de Paula.
Rev. bras. epidemiol ; 26: e230060, 2023. tab, graf
Artigo em Inglês | LILACS-Express | ID: biblio-1529846
RESUMO

Objetivo:

Analisar a distribuição espacial da mortalidade por doenças cardiovasculares nos municípios do Ceará entre 2009 e 2019.

Métodos:

Estudo ecológico com enfoque espacial no estado do Ceará, considerando o período de 2009 a 2019. Utilizaram-se dados de óbito do Sistema de Informação sobre Mortalidade e dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para cálculos de taxas brutas e padronizadas de mortalidade por doenças cardiovasculares. Realizaram-se a análise temporal, pelo software Joinpoint Regression Program 4.9.0, e a espacial da mortalidade média dos municípios. Os valores foram suavizados pelo método bayesiano empírico local utilizando-se o QGIS 3.16. Para os aglomerados espaciais, adotou-se o Índice de Moran Global e Local por meio do Moran Map e LISA Map, sendo as análises realizadas no TerraView 4.2.2.

Resultados:

Foram registrados 132.145 óbitos por doenças cardiovasculares no período, com crescimento médio de 3% ao ano. Maiores taxas de mortalidade foram observadas em homens, pessoas com idade ≥80 anos, raça/cor parda, casados, com menor escolaridade. Houve formação de aglomerados de municípios com altas taxas de mortalidade nas regiões do Vale do Jaguaribe, Sertão Central, Centro Sul, Sertão dos Inhamuns e Serra da Ibiapaba.

Conclusão:

Este estudo identificou os municípios com elevada mortalidade e expôs a necessidade de estratégias alinhadas com a realidade e particularidades desses locais.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva