Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prevalência e fatores de riscos relacionados a comportamentos suicidas em profissionais do sexo / Prevalencia y factores de riesgo relacionados con la conducta suicidal en trabajadores sexuales / Prevalence and risk factors related to suicidal behavior in sex workers

Almeida, Maria Rita Pereira de; Alves, Heloisa Roberta Liandro; Santana, Ellen Karyne de Sousa; Alves, Alana Dias; Medeiros, Nara Maria Holanda de; Sousa, Milena Nunes Alves de.
Rev. Ciênc. Plur ; 10 (1) 2024;10(1): 34928, 2024 abr. 30. ilus
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-1553535

Introdução:

O trabalho sexual consentido é, historicamente, permeado por estigmas, proporcionando a marginalização social de profissionais do sexo e sua maior exposição a fatores de riscos que tendenciam a condutas suicidas.

Objetivo:

Identificar a prevalência e dos fatores de riscos relacionados a comportamentos suicidas em profissionais do sexo, tendo em vista a vulnerabilidade social desse grupo.

Metodologia:

Este estudo é uma revisão integrativa de literatura, determinada a partir da seguinte questão de pesquisa "Qual a prevalência e os fatores de riscos relacionados a comportamentos suicidas entre profissionais do sexo?". Em seguida, aplicou os subsequentes Descritores em Ciências da Saúde "Suicide" e "Sex workers", que foram combinados com o operador booleano "AND", nas plataformas National Library of Medicine, Science Direct, Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Literatura Latino-americana e do Caribe, Scientific Eletronic Library Online, BioMed Central, Business Source Completee WorldWideScience. Foram selecionados 19 artigos relacionados ao objeto de estudo.

Resultados:

A prevalência de suicídio em profissionais do sexo foi classificada em três subcategorias tentativas de suicídio, com predominância de 31,57% (n=6), ideação suicida com 15,78% (n=3) e o risco de suicídio com 5,26% (n=1). Os riscos de comportamentos suicidas foram associados a diversos fatores, sobretudo a violência (47,36%; n=9), depressão (26,31%; n=5) e a pobreza (15,78%; n=3).

Conclusões:

Há uma alta prevalência de comportamentos suicidas em profissionais do sexo que está associada a diversos fatores de riscos, verificando a carência de abordagens comunitárias direcionadas à vulnerabilidade social desse grupo (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva