Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Effectiveness of low intensity laser therapy on oral mucositis in head and neck cancer patients / Efetividade da terapia com laser de baixa intensidade em mucosite oral de pacientes com câncer de cabeça e pescoço

Magro, Alessandra Kuhn-Dall'; Carli, João Paulo De; Lauxen, Jonathan Rodrigo; Santos, Renato dos; Valcanaia, Túlio del Conte; Dall'Magro, Eduardo.
Rev. Salusvita (Online) ; 35(2): 149-159, 2016. ilus, graf
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-827223

Introdução:

Cerca de 870 mil novos casos de neoplasias malignas de vias aéreas e tumores do aparelho digestivo são diagnosticados anualmente em todo o mundo. Os pacientes submetidos à radioterapia (RT) de cabeça e pescoço desenvolvem efeitos colaterais como mucosite oral e outras complicações que podem levar à interrupção do tratamento anticâncer.

Objetivo:

Este estudo foi realizado para determinar se cuidados bucais podem reduzir as taxas de abandono do tratamento anticâncer.

Método:

Foram selecionados pacientes com carcinoma de cabeça e pescoço submetidos a radioterapia (RT), com ou sem quimioterapia (QT), no Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Um total de 187 pacientes foram avaliados e divididos em dois grupos Grupo I (pacientes que recebem tratamento dental) e Grupo II (pacientes que não receberam tratamento dental). Os pacientes do grupo I foram submetidos a cuidados diários, recebendo orientação, seguindo um protocolo de tratamento odontológico e aplicação adjuvante do laser de baixa intensidade durante todo o período que realizaram RT. Os pacientes do grupo II foram avaliados odontologicamente e acompanhados somente.

Resultados:

A interrupção do tratamento com radiação foi de 2,4% dos pacientes do Grupo I e no Grupo II 34,6%.

Conclusões:

a prevenção e o tratamento precoce das complicações relacionadas com a RT, como mucosite oral, podem diminuir a chance de o paciente abandonar a radioterapia e, consequentemente, contribuir para um melhor prognóstico de cura e sobrevida dos pacientes (AU)
Biblioteca responsável: BR36.1
Localização: BR275.1
Selo DaSilva