Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mobilização da liderança: concepção de graduandos em enfermagem / Leadership mobilization: conception of undergraduate nursing students / Movilización del liderazgo: concepción de graduandos en enfermería

Montezeli, Juliana Helena; Caveião, Cristiano; Hey, Ana Paula; Peres, Aida Maris; Romanio, Maria Simone; Tavares, Zélia Fornalski.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 8(4): 5114-5119, out.-dez. 2016.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-831417

Objetivo:

Identificar a concepção de graduandos do último período de um curso de Enfermagem sobre a mobilização da liderança na prática profissional do enfermeiro.

Método:

estudo descritivo com abordagem qualitativa, com entrevista semiestruturada, realizado em uma faculdade privada de Curitiba-PR. Participaram 6 acadêmicos de enfermagem.

Resultados:

através da análise de Conteúdo de Bardin foi possível identificar as seguintes categorias características necessárias a um enfermeiro líder; fatores dificultadores para a liderança do enfermeiro; e reconhecimento de estilos de liderança.

Conclusões:

embora as falas dos estudantes corroborem a literatura e mostrem que eles apresentam um perfil crítico, com reflexões pertinentes sobre o conteúdo teórico acerca da temática em questão que, provavelmente, foi abordado durante a graduação, a falta de vivência no mundo do trabalho leva a percepções ingênuas do uso da liderança na vida profissional.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva