Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Intervenção fonoaudiológica e fisioterapêutica em uma mulher após acidente vascular cerebral isquêmico / Speech therapy and physiotherapy intervention in a woman after ischemic stroke

Rosa, Tábada Samantha Marques; Hoffmann, Carla Franco; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Cielo, Carla Aparecida.
Sci. med ; 25(2): ID20240, abr.-jun. 2015.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-832088

OBJETIVOS:

Relatar um caso em que houve intervenção conjunta entre fonoaudiólogo e fisioterapeuta na reabilitação de uma paciente com acidente vascular cerebral isquêmico. DESCRIÇÃO DO CASO Paciente de 48 anos de idade, sexo feminino, acometida por acidente vascular cerebral do tipo isquêmico, há sete meses. Apresentou-se com disartrofonia e alterações do sistema estomatognático e sua funcionalidade, comprometimento sensorial, parestesia da mão direita, diminuição da coordenação motora grossa e fina em ambos os membros superiores, dificuldade na preensão palmar e fraqueza da musculatura intrínseca da mão direita, diminuição da consciência corporal e da propriocepção. Foi submetida a 12 sessões com a periodicidade de uma vez por semana de tratamento fonoterápico e fisioterapêutico. Após as intervenções a paciente apresentou aumento dos tempos máximos de fonação; melhora da coordenação pneumofonoarticulatória, da qualidade vocal e do foco de ressonância vertical; adequação e modulação da loudness; modulação do pitch; melhora da coordenação motora grossa e fina, da sensibilidade tátil e dolorosa, da oposição dos dedos, da preensão palmar, da consciência corporal, da propriocepção e da postura corporal global; e aumento da força muscular dos membros superiores.

CONCLUSÕES:

A intervenção interdisciplinar da fonoaudiologia e fisioterapia proporcionou benefícios à paciente acometida por acidente vascular cerebral isquêmico, sendo que a mesma voltou a exercer sua atividade profissional e suas atividades de vida diária com efetividade e melhorou a comunicação com seus familiares.
Biblioteca responsável: BR1813.9
Selo DaSilva