Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O acesso do homem ao serviço de saúde na atenção primária / Acceso a la salud del hombre a servicios de salud em atención primaria / Man’s access to health services in primary care

Solano, Lorrainy da Cruz; Bezerra, Marco Antônio de Castro; Medeiros, Renata de Sousa; Carlos, Eumendes Fernandes; Carvalho, Francisca Patrícia Barreto de; Miranda, Francisco Arnoldo Nunes de.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(2): 302-308, abr.-jun. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-836342

Objetivo:

Investigar os aspectos que influenciam no acesso do homem ao serviço de saúde da atenção primária.

Método:

Trata-se de um estudo exploratório descritivo, com abordagem qualitativa, realizado com oito homens através de grupo focal em outubro de 2010. Os dados foram analisados com base na técnica do Discurso de Sujeito Coletivo.

Resultados:

Os usuários expressaram pouco investimento na organização do serviço numa perspectiva de gênero reforçando o senso comum de que os homens não são usuários da atenção primária, tendo ainda uma ideologia subsidiada pelo patriarcado.

Conclusão:

É preciso pensar nos determinantes sócio-históricos-culturais dos modos de viver, adoecer e morrer do homem na atualidade e instaurar um novo paradigma acercada saúde do homem na vida moderna.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva