Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Análise cefalométrica dos tecidos moles de adultos jovens não tratados ortodonticamente / Soft tissue cephalometric analysis of non-orthodontically treate young people

Gonzatti, Flávia Taís Carvalho; Curado, Marcelo de Morais; Guimarães, Mauricio Augusto Chaves; Queiroz, Kepler Lester de.
Ortho Sci., Orthod. sci. pract ; 10(37): 33-40, 2017. ilus, tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-837074
Análise facial tem sido um dos principais recursos de diagnóstico ortodôntico. Entretanto, um grande desafio clínico para os ortodontistas foi encontrar padrões de normalidade para cada população devido à miscigenação étnica. A proposta deste trabalho é descobrir valores da Análise Cefalométrica dos Tecidos Moles (ACTM) de alunos de Pós-Graduação da Faculdade São Leopoldo Mandic (Brasília/DF) e compará-las com as médias de indivíduos norte-americanos, bem como as médias de outras pesquisas de Brasileiros leucodermas de outros estados. Além disso, identificar também se há dimorfismo sexual entre os gêneros masculino e feminino do grupo pesquisado. Para tal, foi composta uma amostra de 30 indivíduos, sendo 15 do gênero masculino e 15 do gênero feminino. Foram realizadas tomadas telerradiográfi-cas, bem como fotografias extrabucais de perfil em Posição Natural da Cabeça (PNC). Foi realizado o desenho anatômico e 7 pontos de tecido tegumentar foram medidos. Os resultados obtidos foram avaliados estatisticamente e mostraram que o perfil mole da amostra estudada possui uma projeção nasal reduzida, pontos A' e B' retroposicionados, lábios superior e inferior mais projetados e Pogônio menos pronunciado. Concluiu-se que o perfil tegumentar da amostra analisada apresentou-se convexo em relação às outras pesquisas norte-americanas e brasileiras. Mais pesquisas futuras são importantes para inferências populacionais devido, possivelmente, à alta miscigenação regional étnica brasileira.(AU)
Biblioteca responsável: BR243.1
Selo DaSilva