Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Positive deviance as a strategy to prevent and control bloodstream infections in intensive care / Positive deviance como estrategia en la prevención y control de las infecciones de corriente sanguínea en los cuidados intensivos / Positive Deviance como estratégia na prevenção e controle das infecções de corrente sanguínea na terapia intensiva

Oliveira, Francimar Tinoco de; Ferreira, Maria Manuela Frederico; Araújo, Silvia Teresa Carvalho de; Bessa, Amanda Trindade Teixeira de; Moraes, Advi Catarina Barbachan; Stipp, Marluci Andrade Conceição.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 51: e03212, 2017. tab, graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-842720
Resumo OBJETIVO Descrever a aplicação do Positive Deviance como estratégia na prevenção e no controle da infecção de corrente sanguínea. MÉTODO Estudo de intervenção realizado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital universitário, com os membros das equipes de enfermagem e médica, de junho a dezembro de 2014. Foram aplicados os quatro passos da metodologia Positive Deviance Definir, Determinar, Descobrir e Desenhar. RESULTADOS Em 90 dias 188 ações foram observadas, destas, 36,70% (n=69) estavam relacionadas aos curativos dos cateteres. Em 81,15% (n=56) desses curativos, o uso da haste flexível estéril para realização da antissepsia do local de inserção do cateter e de sua placa de fixação foi a ação de maior adesão CONCLUSÃO O Positive Deviance auxiliou na implementação de propostas de melhorias de processo de trabalho e no desenvolvimento da equipe para os problemas identificados no cuidado com o cateter venoso central.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva