Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Contribuições freirianas para entender o exercício da liderança dialógica dos enfermeiros no ambiente hospitalar / Contribuciones freirianas para entender el ejercicio del liderazgo dialógico de los enfermeros en el medio hospitalario / Contributions of Paulo Freire to understanding the dialogic leadership exercise of nurses in the hospital setting

Amestoy, Simone Coelho; Oliveira, Anelise Freitas Lins de; Thofehrn, Maira Buss; Trindade, Letícia de Lima; Santos, Bianca Pozza dos; Bao, Ana Cristina Pretto.
Rev. gaúch. enferm ; 38(1): e64764, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-845207
RESUMO Objetivo Conhecer o entendimento de enfermeiros sobre o exercício da liderança dialógica no ambiente hospitalar, bem como os desafios enfrentados para exercer a liderança. Métodos Estudo qualitativo do tipo descritivo e exploratório no qual participaram 35 enfermeiros que trabalham em um hospital de médio porte na cidade de Pelotas/RS. Para a coleta dos dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas, sendo que os dados foram analisados por meio da proposta operativa de Minayo. Resultados Formaram-se as seguintes categorias exercício da liderança dialógica e desafios no exercício da liderança dialógica. Observou-se que a liderança dialógica é entendida como a capacidade do enfermeiro de coordenar e de organizar a equipe de enfermagem a partir de relações horizontalizadas, norteadas pelo diálogo. Quanto aos desafios, destacaram-se a falta de experiência profissional, as relações hierárquicas e de poder. Considerações finais A liderança a partir do diálogo poderá facilitar o gerenciamento do cuidado, da equipe de enfermagem e dos serviços de saúde.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva