Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Is there a correlation between physicians' clinical impressions and patients' perceptions of change? Use of the Perceived Change Scale with inpatients with mental disorders / Existe correlação entre a mudança percebida pelo médico e a mudança percebida pelo paciente? Uso da Escala de Mudança Percebida em pacientes com transtornos mentais internados

Pavan, Gabriela; Godoy, Julia Almeida; Monteiro, Ricardo Tavares; Moreschi, Hugo Karling; Nogueira, Eduardo Lopes; Spanemberg, Lucas.
Trends psychiatry psychother. (Impr.) ; 38(4): 234-241, Oct.-Dec. 2016. tab
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-846388
Resumo

Introdução:

A avaliação dos resultados do tratamento para transtornos mentais torna-se mais completa quando a perspectiva do paciente é incluída. O objetivo deste trabalho foi avaliar as propriedades psicométricas e a aplicação da Escala de Mudança Percebida - Versão do Paciente (EMP-P) em uma amostra de pacientes internados com transtornos mentais.

Métodos:

Um total de 191 pacientes psiquiátricos internados responderam a EMP-P e a Escala de Avaliação da Satisfação dos Usuários com os Serviços de Saúde Mental (SATIS), além de serem avaliados quanto a dados clínicos e sociodemográficos. Foi realizada análise fatorial exploratória (AFE) e calculada a consistência interna. As impressões clínicas do paciente, da família e do médico foram correlacionadas com a mudança percebida pelo paciente.

Resultados:

A AFE indicou uma solução de quatro fatores psicometricamente adequada. A EMP-P apresentou uma relação coerente com a SATIS e um alfa de Cronbach de 0,856. Não foi encontrada correlação entre impressão clínica global de melhora pelo médico e mudança percebida pelo paciente, embora uma correlação positiva moderada tenha sido observada entre impressão clínica global de melhora pelo paciente e mudança percebida pelo paciente.

Conclusão:

A EMP-P exibiu propriedades psicométricas adequadas em uma amostra de pacientes com transtornos mentais internados. A percepção de mudança pelo paciente é uma importante dimensão para a avaliação de resultados no tratamento de transtornos mentais e difere da impressão clínica de melhora do médico. A avaliação das percepções positivas e negativas das diversas dimensões da vida dos pacientes permite uma análise mais precisa de suas prioridades e interesses.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva