Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mapeamento das atividades de Enfermagem relacionado ao diagnóstico: atraso no crescimento e desenvolvimento / Mapping of nursing activities related to diagnosis: delayed growth and development

Silva, Evair Barreto da; Monteiro, Flávia Paula Magalhães; Santos, Sabrina Silva dos; Joventino, Emanuella Silva; Rouberte, Emília Soares Chaves.
Rev Rene (Online) ; 18(2): 234-241, Mar-Abr. 2017.
Artigo em Inglês | BDENF - enfermagem (Brasil), LILACS | ID: biblio-846486

Objetivo:

mapear atividades de enfermagem relacionadas ao diagnóstico "atraso no crescimento e no desenvolvimento" da NANDA-I e compará-las com as atividades preconizadas pela Classificação de Intervenções em Enfermagem.

Métodos:

estudo quantitativo realizado com enfermeiros da Atenção Básica. Foram coletadas variáveis de identificação profissional e uma relação das características definidoras do diagnóstico em estudo para que os enfermeiros listassem as atividades de enfermagem.

Resultados:

todos os participantes eram do sexo feminino, com idade média de 42,2 anos, e de 8,2 anos de exercício na atenção básica. Listaram-se 42 atividades de enfermagem, as quais foram comparadas com quatro intervenções de enfermagem 1) melhora do desenvolvimento infantil; 2) cuidados com o desenvolvimento; 3) melhora do desenvolvimento adolescente; 4) orientação aos pais educando os filhos.

Conclusão:

a maioria das atividades de enfermagem desenvolvida pelos participantes corresponde ao preconizado pela Classificação de Intervenções em Enfermagem (AU).
Biblioteca responsável: BR6.1
Selo DaSilva