Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Estágio curricular supervisionado: relato dos desafios encontrados pelos (as) estudantes / Supervised internship: challenges faced by students

Marchioro, Dauana; Ceratto, Paôla Cristina; Bitencourt, Julia Valeria de Oliveira Vargas; Martini, Jussara Gue; Silva Filho, Claudio Claudino da; Silva, Tatiana Gaffuri da.
Arq. ciências saúde UNIPAR ; 21(2): 119-122, maio-ago. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859129
Trata-se de um relato de experiência de duas estudantes de enfermagem em Estágio Curricular Supervisionado (ECS) da Universidade Federal da Fronteira Sul, desenvolvido de agosto a dezembro de 2014 na atenção hospitalar. O objetivo foi analisar a percepção de estudantes de enfermagem sobre o Estágio Curricular Supervisionado no processo de formação. Durante a realização das atividades, as estudantes identificaram duas categorias, a primeira delas focaliza 'o papel do professor mediador e a articulação entre academia e serviço' e a segunda destaca 'o papel do ECS na formação'. A inserção do estudante no campo de atuação da prática é um requisito legal, contudo, merece reflexão, a preparação da universidade/serviço/estudante visando melhor desenvolvimento do estudante no processo de transição do ser graduando ao ser enfermeiro. Dessa forma, embora sejam reais e explícitos os conflitos vivenciados pelo estudante, durante o período de ECS é perceptível o quanto esta exposição à prática diária o fortalece, impelindo-o na transposição de seus limites. Logo, o ECS contribui significativamente no processo de formação possibilitando ao estudante elementos essenciais para o exercício profissional.
Biblioteca responsável: BR1532.9
Selo DaSilva