Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Condições de trabalho e qualidade de vida de cirurgiões-dentistas no sistema único de saúde / Working conditions and quality of life of Dental Surgeons at the brazilian Public Health Service

Moimaz, Suzely Adas Saliba; Costa, Adriana Cristina Oliva; Saliba, Nemre Adas; Bordin, Danielle; Rovida, Tânia Adas Saliba; Garbin, Cléa Adas Saliba.
Rev. Ciênc. Plur ; 1(2): 68-78, 2015. tab
Artigo em Português | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-859238

Introdução:

O exercício profissional do cirurgião-dentista o expõe a riscos ocupacionais, advindos do ambiente de trabalho e da profissão, que interferem em sua qualidade de vida.

Objetivo:

Nesse estudo transversal, tipo inquérito e observacional, o objetivo foi verificar a satisfação e a qualidade de vida, além da saúde de cirurgiõesdentistas do sistema público, avaliando as variáveis relacionadas ao trabalho no SUS satisfação com emprego, ambiente físico odontológico, segurança, saúde, lazer e renda.

Metodologia:

Compõe o universo da pesquisa 83 profissionais de 12 municípios do Departamento Regional de Saúde XV ­ São José do Rio Preto/SP. A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas, utilizando-se um roteiro semi-estruturado.

Resultados:

Os resultados apontam que, do total de 53 profissionais que sentem algum tipo de dor, 75% relataram que esta interfere no trabalho. Dentre todos entrevistados (83), 70% não consideram o ambiente físico de trabalho saudável; 69% consideram seus ambientes de trabalho "bastante" ou "extremamente" seguros; apenas 28% possuem "muito" e "completamente" oportunidade de lazer; 90% não têm dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades mas 39% considera ter "bastante" e 61% atribuem "extremamente" sentido ao trabalho que fazem.

Conclusão:

Concluise que os Cirurgiões-dentistas estão satisfeitos com o emprego no SUS e julgam seu trabalho de extrema importância. Entretanto, apontam fatores negativos que denotam a falta de organização do trabalho e o ambiente físico de trabalho insalubre. Os desconfortos térmico e sonoro, assim como a dor, são as principais queixas relatadas. A segurança não é um problema no local de trabalho, contudo a renda e o lazer, para a maioria, são insatisfatórios (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva