Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Sobrecarga de cuidadores familiares e independência funcional de pacientes pós-acidente vascular encefálico / Relationship between overburdened family caregivers and functional independence in stroke survivors

Araújo, Juciele Bezerra de; Cirne, Gabriele Natane de Medeiros; Lima, Núbia Maria Freire Vieira; Cavalcanti, Fabrícia Azevedo da Costa; Cacho, Ênio Walker Azevedo; Cacho, Roberta de Oliviera.
Rev. ciênc. méd., (Campinas) ; 25(3): 107-113, 02 out. 2016. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-859878
Objetivo Correlacionar o nível de independência funcional de pacientes pós-acidente vascular encefálico com a sobrecarga de seus cuidadores. Métodos Trata-se de um estudo observacional descritivo com cuidadores de ambos os sexos e faixa etária de 16 a 74 anos, avaliados em domicílio. Os cuidadores, após aceitarem participar do estudo e assinarem o termo de consentimento livre e esclarecido, foram avaliados por um questionário, que serviu como roteiro de entrevista, pela Escala de Sobrecarga do Cuidador (Caregiver Burden Scale) e pela Escala Medida de Independência Funcional. Resultados As 27 entrevistas realizadas permitiram traçar um perfil dos cuidadores, tendo predominância de filhos (37,03%) e cônjuges (37,03%) na realização do cuidado, seguidos por outros (25,9%). Neste estudo, observou-se que os cuidadores apresentaram maior sobrecarga de cuidado nos domínios tensão geral (1.83) e isolamento (1.78), evidenciando que não só os pacientes, mas também os cuidadores precisam de atenção e apoio profissional. No entanto, neste estudo, não houve correlação significativa (r=-0,1551e p=0,4399) entre os domínios da Escola Medida de Independências Funcional e da Escala de Sobrecarga do Cuidador, podendo ser justificado com as novas estratégias adquiridas pelo cuidador com o intuito de superar as crises na condição dos cuidados. Conclusão Conclui-se que este estudo possibilitou analisar o quadro funcional do paciente com sequela de acidente vascular encefálico e, especificamente, de seu cuidador, evidenciando a necessidade de desenvolver um sistema de apoio formal e informal para os cuidadores.
Biblioteca responsável: BR1522.9
Localização: BR408.1
Selo DaSilva