Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Acidentes com motocicletas: características da ocorrência e suspeita do uso de álcool / Motorcycle accidents: characteristics and suspected alcohol use / Accidentes en motocicleta: características del suceso y sospecha de consumo de alcohol

Silva, Bárbara de Jesus Cunha da; Santos, José Diego Marques; Santos, Ana Maria Ribeiro dos; Madeira, Maria Zélia de Araújo; Gouveia, Márcia Teles de Oliveira.
Cogit. Enferm. (Online) ; 22(3): 01-10, jul-set. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-876103
Objetivou-se analisar a relação entre as características dos acidentes motociclísticos e a suspeita do uso de álcool. Estudo descritivo e transversal, realizado com 110 pacientes vítimas de acidentes de motocicleta atendidos em hospital de referência em urgência em uma capital do nordeste do Brasil, cujos dados foram coletados em novembro e dezembro de 2016, e analisados por meio da estatística descritiva, aplicando-se testes inferenciais. Verificou-se associações significativas entre o uso de álcool e a condição da vítima no veículo, habilitação, turno do acidente e uso de capacete. Vítimas sem capacete e que consumiram bebidas alcoólicas apresentaram prevalência maior dentre os acidentados. Os dados alertam sobre a relevância de uma fiscalização direta, efetiva e contínua por parte dos órgãos de trânsito, levando-se em consideração a insuficiência de medidas preventivas para acidentes (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9
Selo DaSilva