Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Competências gerenciais relacionadas à segurança do paciente: uma revisão integrativa / Management competences related to patient safety: an integrating review / Competencias gerenciales relacionadas a la seguridad del paciente: una revisión integrativa

da Paixão, Taís Couto Rego; Balsanelli, Alexandre Pazetto; Bohomol, Elena; Neves, Vanessa Ribeiro.
Rev. SOBECC ; 22(4): 245-253, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-876634

Objetivo:

Identificar as competências gerenciais relacionadas à segurança do paciente.

Método:

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. A busca foi realizada em 2017, nos idiomas inglês, português e espanhol, na base de dados Public Medline (PubMed). Os textos incluídos deveriam estar disponíveis na íntegra e abordar a temática proposta.

Resultados:

Foram selecionados 34 artigos e identificadas 11 competências liderança, cultura da segurança, trabalho em equipe, comunicação, advocacia, manejo de risco, competência conceitual, competência funcional, inteligência emocional, tomada de decisão e gestão e planejamento centrado na segurança. A identificação das competências possibilitou defini-las no contexto da gestão, quando aplicáveis na área cirúrgica, além de verificar as estratégias para o seu desenvolvimento.

Conclusão:

Embora tenha sido utilizada apenas uma base de dados, recomenda-se que estudos subsequentes apliquem essas estratégias, o que permitirá aos gestores das instituições planejar a implementação da cultura de segurança de uma maneira mais efetiva e concreta.
Biblioteca responsável: BR2499
Selo DaSilva