Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Argumentos dos atores processuais nas causas jurídicas sobre saúde no Estado da Bahia, Brasil / Arguments of procedural actors in health judicial cases in the State of Bahia, Brazil / Argumentos de actores procesuales en los procesos de salud en el Estado de Bahía, Brasil

Ramos, Edith Maria Barbosa.
Cad. Ibero Am. Direito Sanit. (Impr.) ; 6(1): 127-138, jan.-mar. 2017.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-878591

Objetivos:

trata o artigo da análise dos argumentos fáticos, principiológicos, econômicos, de gestão pública e processuais nas causas judicias sobre saúde no Estado da Bahia com o objetivo de conhecer os discursos proferidos nas causas sobre saúde do autor, do réu e do juiz.

Método:

levantamento das decisões judiciais no Tribunal de Justiça da Bahia e leitura das peças processuais correspondentes aos atores processuais selecionados petição inicial, contestação e sentença nos anos de 2012 e 2013.

Resultados:

foram encontrados 6.339 processuais em 2012 e 1.149 petições iniciais em 2013. Foram validados 64 processos, com 8 demandas iniciadas e sentenciadas no ano de 2012 e 56 demandas iniciadas e sentenciadas no ano de 2013. Das 64 demandas validadas 62 não obtiveram apoio de qualquer tipo de associação e apenas 2 demandantes receberam apoio de associação. As principais prestações de saúde solicitadas foram 11 aquisição de medicamentos; 11 exames e 10 vagas em leito de UTI, seguidas de 5 cirurgias; 5 aquisição de produtos de saúde e 5 tratamento de saúde. O argumento mais proeminente foi por questões de gestão.

Conclusão:

os argumentos mais frequentes foi o da má-gestão da política pública
Biblioteca responsável: BR1930.9
Selo DaSilva