Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Alimentação complementar de lactentes atendidos em uma unidade básica de saúde da família no nordeste brasileiro / Complementary foods for infants attended in a family health center in the north east of brazil / Alimentación complementaria de lactantes atendidos en una unidad básica de salud de la familia en nordeste de brasilalimentación complementaria de lactantes atendidos en una unidad básica de salud de la familia en nordeste de brasil

Oliveira, Edcarla da Silva de; Viana, Veridianne Vasconcelos Ponte; Araújo, Thábyta Silva; Martins, Mariana Cavalcante; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão; Pinto, Luisa Maria Oliveira.
Cogit. Enferm. (Online) ; 23(1): 1-10, jan - mar. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-879978

Objetivos:

identificar a oferta de alimentos complementares às crianças com idade inferior a dois anos, e sua conformidade com o Ministério da Saúde.

Método:

estudo realizado com 52 crianças em uma Unidade Básica de Saúde do Nordeste brasileiro, entre dezembro/2015 e fevereiro/2016. Realizou-se entrevistas com as mães aplicando-se um questionário socioeconômico e relacionado ao perfil alimentar infantil. Analisou-se os dados no programa estatístico R®. Classificou-se os alimentos consumidos em "não adequado" e "adequado" segundo o Ministério da Saúde.

Resultados:

dos maiores de 1 ano, uma (3,3%) estava em aleitamento complementar, já os menores de 1 ano (n=22/100%) faziam uso de mingau e 20 (90,9%) haviam consumido refrigerantes. Refrigerante, mingau, salgadinhos e biscoitos foram os alimentos mais consumidos. A alimentação "inadequada" prevaleceu nos menores de 1 ano.

Conclusão:

a alimentação é em sua maioria de produtos industrializados, tornando-se um problema de insegurança alimentar para a população do estudo (AU).
Biblioteca responsável: BR1508.9
Selo DaSilva