Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Terapia breve e intensiva com finger kazoo em caso de disfonia orgânica pós-intubação orotraqueal / Short and intensive therapy with finger kazoo in patient with organic dysphonia post-orotracheal intubation / Terapia breve e intensa con finger kazoo en paciente con disfonía orgánica postintubación orotraqueal

Christmann, Mara Keli; Gonçalves, Bruna Franciele da Trindade; Lima, Joziane Padilha de Moraes; Bastilha, Gabriele Rodrigues; Scapini, Fabricio; Cielo, Carla Aparecida.
Distúrb. comun ; 29(1): 41-54, mar. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-880543

Objetivo:

avaliar o efeito de um programa de Terapia Breve e Intensiva com a técnica finger kazoo em paciente adulta do sexo feminino com disfonia orgânica. Apresentação do caso clínico realizadas medidas aerodinâmicas, acústicas, perceptivo auditivas, videolaringoestroboscópicas e autoavaliação vocal antes e após 15 sessões de terapia breve e intensiva com a técnica finger kazzo em uma mulher de 62 anos com disfonia orgânica por fibrose em prega vocal direita, fenda glótica do tipo irregular, com assimetria de fase e amplitude, além de edema da subglote e retração da porção anterior da prega vestibular direita decorrente de intubação orotraqueal.

Resultados:

Após a terapia, houve adequação dos tempos máximos de fonação, de medidas acústicas de frequência, perturbação de frequência, ruído, segmentos sub-harmônicos, melhor delineamento do traçado espectrográfico e de todos os parâmetros perceptivo auditivos, além de aumento dos escores de qualidade de vida, de depressão e ansiedade. Na avaliação videolaringoestroboscópica, houve melhora da amplitude de vibração da mucosa das pregas vocais e redução da constrição medial do vestíbulo laríngeo.

Conclusão:

houve modificações vocais positivas em nível glótico, respiratório e ressonantal, bem como no exame videolaringoestroboscópico e na autoavaliação vocal, evidenciando que essa foi uma modalidade de tratamento efetiva para o caso.
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva