Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Efeitos da técnica finger kazoo conforme o tempo de execução / Effects of kazoo finger technique as the time of execution / Efectos de la técnica finger kazoo conforme el tiempo de ejecución

Hoffmann, Carla Franco; Cielo, Carla Aparecida; Christmann, Mara Keli.
Distúrb. comun ; 29(3): 510-518, set. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-881655

Objetivo:

Comparar o efeito da técnica de finger kazoo (FK), conforme o tempo de execução, em mulheres com voz e laringe normal.

Métodos:

45 voluntárias emitiram a vogal /a/ antes e após três séries de 15 repetições da técnica FK. Foram cronometrados e somados os tempos de todas as repetições da técnica, e os sujeitos foram divididos em grupos conforme o tempo de execução total grupo I (até 5min de execução); grupo II (de 5,1min até 7min); grupo III (de 7,1min até 10min); e grupo IV (de 10,1min até 15min). Os grupos I, II e III ficaram com 12 sujeitos e o grupo IV, com oito. Foram realizadas medidas acústicas glóticas e espectrográficas, avaliação vocal perceptivoauditiva (escala RASATI) e autoavaliação vocal pré e pós-FK. Kruskal-Wallis e post hoc foram aplicados.

Resultados:

Na espectrografia de banda estreita, houve diminuição do ruído nas altas frequências no grupo IV comparado ao grupo II. Na espectrografia de banda larga, não houve diferença entre os grupos. Em todos os grupos, ocorreu melhor voz autorreferida, sem diferenças. Na RASATI, houve diminuição significativa da rouquidão e da astenia no grupo I, quando comparado aos grupos II e III.

Conclusão:

Não foi possível estabelecer um tempo ideal de execução do FK, mas houve diferença em relação aos efeitos gerados pela técnica nos sujeitos que realizaram o mesmo número de repetições, com melhora perceptivoauditiva da voz com até 5min de FK e melhora espectrográfica apenas a partir de 10min. Em todos os grupos, foi observada melhora qualitativa da autopercepção vocal.
Biblioteca responsável: BR195.3
Selo DaSilva