Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepção de pessoas submetidas ao transplante renal sobre a doação de órgãos / Perception of people undergoing kidney transplantation about organ donation

Santos, Bianca Pozza dos; Viegas, Aline da Costa; Paula, Elaine Amaral de; Lise, Fernanda; Rodrigues, Luiza Pereira Vargas; Fuculo Junior, Paulo Roberto Boeira; Schwartz, Eda.
ABCS health sci ; 43(1): 30-35, maio 18, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-883998

INTRODUÇÃO:

A doença renal crônica apresenta elevada prevalência e morbimortalidade no Brasil e no mundo, sendo responsável por perdas sociais, econômicos e na qualidade de vida. Dentre as modalidades de terapia renal substitutiva, o transplante é considerado o melhor tratamento, pois apresenta menor custo, propicia maior qualidade de vida e aumento da sobrevida. Todavia, a realização de um transplante somente é possível a partir da doação de um órgão.

OBJETIVO:

Conhecer as percepções das pessoas submetidas ao transplante renal sobre a doação de órgãos.

MÉTODOS:

Estudo descritivo e qualitativo, em que 20 pessoas com o transplante renal participaram. A análise dos dados seguiu as fases ordenação, classificação dos dados e análise final.

RESULTADOS:

Os dados apresentam a manifestação sobre a necessidade da doação de órgãos, sendo estimulada a promoção pelos meios de comunicação, ainda que somente a família possa optar pela doação quando se depara com a morte de um ente querido, a questão da compatibilidade do órgão para o receptor, o esforço para poder realizar a doação e o recomeçar a vida.

CONCLUSÃO:

Para os participantes, a doação de órgãos, especialmente a do rim, consiste em um evento positivo na vida da pessoa que recebe o enxerto renal. Com a realização do sonho de ser transplantado, há um renascimento para continuar a vida.
Biblioteca responsável: BR1342.1
Localização: BR1342.1
Selo DaSilva