Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Perfil, atuação e satisfação de cirurgiões-dentistas em Residências Multiprofissionais em Saúde da região Sul do Brasil / Profile, performance, and satisfaction of Dentists in Multiprofessional Health Residences in Southern Brazil

Oshima, Ana Marcia Mieko Yamaoka; Besegato, João Felipe; Lima, Carolina Veloso; Noronham, Mayara dos Santos; Hoeppner, Márcio Grama; Caldarelli, Pablo Guilherme.
Rev. ABENO ; 18(1): 134-145, 2018. tab, graf
Artigo em Português | BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-884114
As Residências Multiprofissionais em Saúde (RMS) encontram-se distribuídas por todo o território nacional e estão estruturadas em abordagem multiprofissional com uma visão mais humana e abrangente, cujo foco não se restringe apenas aos procedimentos curativos. O objetivo do presente estudo foi avaliar o perfil dos cirurgiões-dentistas regularmente matriculados em RMS da região Sul do país, bem como sua atuação e satisfação com os programas. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa, exploratória e descritiva, utilizando-se um questionário on-line, cujo link foi enviado a cirurgiões-dentistas matriculados em RMS (Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade e Saúde Coletiva), localizadas na região Sul do Brasil. Os dados coletados foram tabulados no Microsoft Excel® e tratados por estatística descritiva (frequência simples e relativa). Constatou-se que a maioria dos residentes era do gênero feminino (75%) com graduação em IES privada (70%), sem experiência profissional prévia (70%) e com experiência acadêmica prévia em saúde pública (85%). Para os dados referentes à RMS, a maioria relatou como motivo pela escolha da residência o interesse em atuar na atenção básica. Oitenta e cinco por cento dos dentistas relataram atuar em Unidades Básicas de Saúde. A maioria dos residentes mostrou-se satisfeito com a RMS (75%) e a falta de capacitação dos docentes foi apontada como a principal fragilidade dos programas. O estudo possibilitou traçar um panorama do perfil, atuação e satisfação dos cirurgiões-dentistas inseridos em RMS da região Sul do Brasil. Os dados podem auxiliar na melhoria das práticas e organização das RMS com cirurgiões-dentistas, conduzindo melhor a atuação de residentes e docentes frente às principais fragilidades apontadas (AU).
Biblioteca responsável: BR1264.1
Selo DaSilva