Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Percepción de la autoridad parental en adolescentes escolarizados víctimas de desplazamiento / Perception of Parental Authority among Adolescent School Children who are Victims of Displacement / Percepção da autoridade parental em adolescentes escolarizados vítimas de deslocamento

Salamanca-Ramos, Emilce; Chávez-Ávila, Patricia; Carmona-Parra, Jaime Alberto.
Aquichan ; 17(4): 437-447, oct.-dic. 2017. graf
Artigo em Espanhol | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-887300
RESUMO

Objetivo:

identificar os estilos de socialização parental percebidos por adolescentes escolarizados num setor vulnerável de população de Villavicencio (Colômbia), vítima de deslocamento por conflito armado.

Materiais e métodos:

estudo quantitativo descritivo. Tomou-se como amostra o total da população de adolescentes escolarizados do setor (n = 184) entre 12 e 19 anos de idade. Aplicou-se a Escala de Socialização Parental na Adolescência (ESPA 29) no ano 2015, pela qual o adolescente avalia a relação de cada progenitor diante de 29 situações cotidianas.

Resultados:

classificou-se a cada pai de família num estilo de socialização ou criação entre quatro possíveis opções os adolescentes de sexo masculino em geral perceberam estilos mais indulgentes em seus pais e mais autoritários em suas mães; as adolescentes perceberam estilos mais autoritários em suas mães e menos autoritários ou negligentes em seus pais. A população em geral percebe seus progenitores mais associados ao diálogo e ao afeto, com um padrão de socialização próximo à aceitação-implicação.

Conclusões:

os adolescentes de ambos os sexos percebem em seus pais um estilo de criação mais autoritário e indulgente que autoritário ou negligente. Diferenciam uma socialização familiar mais baseada no diálogo e no afeto do que na displicência e na indiferença, o que constitui um fator protetor para essa população.
Biblioteca responsável: CO243.1
Selo DaSilva