Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Inter-relações no processo de morrer no hospital: olhar do familiar cuidador / Interrelations in dying process in the hospital: family caregiver's perspective

Schafer Vasques, Tania Cristina; Lerch Lunardi, Valéria; Silva da Silveira, Rosemary; Iturriet Avila, Liziani; de Lima Dalmolin, Graziele; Knopp de Carvalho, Karen; Campelo Pintanel, Aline.
Av. enferm ; 35(3): 266-274, sep.-dic. 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil), COLNAL | ID: biblio-888417
Resumo

Objetivo:

Conhecer como o familiar cuidador percebe sua inter-relação com membros da equipe de enfermagem e com seu familiar enfermo no processo de morrer.

Metodologia:

Estudo qualitativo, desenvolvido em um hospital universitário no sul do Brasil entre março e junho de 2016, que se fundamentou na metodologia de Leininger e na teoria de Morin. Participaram 24 familiares cuidadores de indivíduos hospitalizados e em processo de morrer. Foram realizadas observações, entrevistas e análise contextual dos dados colhidos.

Resultados:

A partir da análise dos dados, surgiram duas categorias Fragilidades percebidas pelos familiares cuidadores nas suas inter-relações com enfoque às rupturas nessas relações; e Potencialidades no processo inter-relacional do familiar ou cuidador, com enfoque às potencialidades dos familiares cuidadores em proporcionar melhor qualidade de vida aos indivíduos enfermos.

Conclusão:

Os familiares cuidadores que participaram do nosso estudo demonstraram a importância de se investir em potencialidades, buscando formas de se reorganizarem, para o enfrentamento do processo de morrer, no qual ocorre tanto desgaste físico como mental.
Biblioteca responsável: CO136.1
Selo DaSilva