Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Risks management in the hospital environment: incidence and risk factors associated with falls and pressure injuries in a clinical unit / Gestión del riesgo en ambientes hospitalarios: incidencia y factores de riesgo asociados a la caída y lesión por presión en una unidad clínica / Gerenciamento de riscos em ambiente hospitalar: incidência e fatores de riscos associados à queda e lesão por pressão em unidade clínica

Cedraz, Rayane Oliveira; Gallasch, Cristiane Helena; Pérez Júnior, Eugenio Fuentes; Gomes, Helena Ferraz; Rocha, Ronilson Gonçalves; Mininel, Vivian Aline.
Esc. Anna Nery Rev. Enferm ; 22(1): e20170252, 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-891748
Resumo

Objetivo:

Avaliar incidência e fatores de riscos associados à queda e à lesão por pressão em unidade clínica.

Método:

Estudo quantitativo, transversal, descritivo-exploratório, realizado em um hospital universitário do Rio de Janeiro, utilizando dados de prontuários e registros de informações dos pacientes em 2015/2016, analisados por estatística descritiva e inferencial.

Resultados:

Entre 157 registros, predominaram mulheres, doenças cardiocirculatórias (43,9%) e oncológicas (35,0%). Risco, incidência de queda e de lesão por pressão foram maiores em homens. Houve associação entre sexo e risco de queda, ocorrência de queda e abertura de lesão por pressão, além de tempo de internação com risco de queda.

Conclusão:

A gestão de riscos em unidades clínicas é essencial para promover a segurança e qualidade da assistência. O enfermeiro tem papel fundamental no norteamento das atividades, atualização da equipe e avaliação das intervenções. Ferramentas como protocolos e indicadores permitem otimizar o processo de trabalho e o alcance dessas metas.
Biblioteca responsável: BR442.1
Selo DaSilva