Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

The role of physical therapists in the context of family health support centers / Atuação do fisioterapeuta no contexto dos núcleos de apoio a saúde da família

Braghini, Cássia Cristina; Ferretti, Fátima; Ferraz, Lucimare.
Fisioter. Mov. (Online) ; 30(4): 703-713, Oct.-Dec. 2017.
Artigo em Inglês | LILACS | ID: biblio-892029
Resumo

Introdução:

Desde 2008 com a implantação dos Núcleos de Apoio a Saúde da Família (NASF), o fisioterapeuta foi relacionado como profissional a ser incluído na equipe. São inúmeras as atribuições do profissional no NASF, as quais são realizadas por meio de atendimentos em grupo, no domicilio, com práticas integrativas e complementares, palestras e encaminhamentos para serviços de referência.

Objetivo:

Analisar a atuação do fisioterapeuta e os entraves para a realização do seu trabalho no NASF.

Métodos:

Pesquisa qualitativa, sob a orientação do método estudo de caso. A população de estudo foi composta por oito fisioterapeutas em atuação no NASF. Para coleta de dados foi utilizada a observação-participante e entrevista semiestruturada com os fisioterapeutas.

Resultados:

As ações realizadas pelos fisioterapeutas consistem de atendimentos em grupos, visitas domiciliares, auriculoterapia e oxigenoterapia e atividades de educação em saúde e prevenção de enfermidades. Quanto aos entraves, observou-se falta de capacitação para trabalhar no NASF, impedimentos estruturais e organizacionais, carga horária insuficiente e fragilidade na formação quanto à saúde pública.

Conclusão:

A atuação do fisioterapeuta atende, em parte, o preconizado pelas Diretrizes do NASF, porém, alguns princípios como o apoio matricial e a pactuação coletiva precisam ser fortalecidos.
Biblioteca responsável: BR495.1
Selo DaSilva