Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados, para os familiares, de conviver com um idoso com sequelas de Acidente Vascular Cerebreal (AVC) / Meanings to family members living with an elderly affected by stroke sequelae / Significados para los familiares de convivir con un anciano con secuelas de Accidente Cerebrovascular (AVC)

Reis, Rogério Donizeti; Pereira, Elaine Cristina; Pereira, Maria Isabel Marques; Soane, Ana Maria Nassar Cintra; Silva, José Vitor da.
Interface (Botucatu, Online) ; 21(62): 641-650, jul.-set. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-893368
O objetivo deste estudo é identificar os significados para os familiares de conviver com idosos com sequelas de AVC. Os participantes do estudo foram os familiares que conviviam com idoso do gênero masculino e feminino. A amostra foi constituída por 15 membros familiares. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram questionário referente à caracterização pessoal e familiar dos participantes e o roteiro de entrevista semiestruturada. Para extração das ideias principais, foi utilizada a Análise de Conteúdo de Bardin. As categorias emergentes do tema 'Significado de conviver' foram 'Experiência dolorosa', 'Mudança de hábito e de vida', 'Uma situação muito difícil', 'Ser resiliente' e 'Dificuldade da pessoa em aceitar a doença'. Conclui-se que conviver com idosos com sequelas de AVC assume caráter com implicações físico-psicológicas e familiares.(AU)
Biblioteca responsável: BR33.1
Selo DaSilva