Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Espiritualidade nos cuidados paliativos: experiência vivida de uma equipe interdisciplinar / Espiritualidad en los cuidados paliativos: experiencia vivida de un equipo multidisciplinario / Spirituality in palliative care: experiences of an interdisciplinary team

Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira; Thofehrn, Maira Buss; Porto, Adrize Rutz; Moura, Pedro Márlon Martter; Martins, Caroline Lemos; Jacondino, Michelle Barboza.
Rev. Esc. Enferm. USP ; 52: e03312, 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-896672
RESUMO Objetivo Compreender a experiência vivida da espiritualidade no cotidiano da equipe interdisciplinar que atua em cuidados paliativos. Método Estudo qualitativo realizado com uma equipe de cuidados paliativos oncológicos do sul do Brasil. Os dados foram coletados por entrevista fenomenológica, em 2014, e interpretados com a abordagem fenomenológica hermenêutica. Resultados Participaram seis profissionais. As ações relacionadas à espiritualidade, como o ato de orar e a prestação de cuidados integrais, foram recursos terapêuticos úteis para a oferta de conforto, sobrevida digna e humanização da morte, auxiliando a equipe e os pacientes na compreensão do processo de terminalidade e na busca de sentido no sofrimento advindo do adoecimento. Conclusão A espiritualidade exercida pelos profissionais junto aos pacientes propiciou sentido ao seu trabalho em cuidados paliativos, mostrando-se um facilitador na formação de vínculos entre equipe, paciente e sua família.
Biblioteca responsável: BR41.1
Selo DaSilva