Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Significados construidos en indígenas universitarios sobre sustancias psicoactivas y programas de prevención / Meanings constructed by indigenous students regarding psychoactive substances and prevention programs / Significados construidos por indígenas ao respeito das Substancias Psicoativas nos programas de prevenção

Posada-Zapata, Isabel Cristina; Mendoza-Ríos, Abrahán.
Rev. Fac. Nac. Salud Pública ; 35(2): 197-205, mayo-ago. 2017. tab
Artigo em Espanhol | LILACS | ID: biblio-896873
Resumo Nas universidades se conta com a presença de estudantes de diversos grupos étnicos, o que gera um contexto pra diversidade cultural e a necessidade de compreender os significados na frente do ser utente de plantas tradicionais e a diferencia desta prática na frente da utilização das substancias psicoativas (SPA) com fins recreativos em indígenas universitários.

Objetivo:

Analisar os significados construídos por indígenas sobre os consumos de SPA, a utilização de plantas tradicionais e os programas de prevenção numa Universidade de Medellín.

Metodologia:

Esta investigação foi de jeito qualitativo, utilizando como ferramenta metodológica A Teoria Fundamentada. Se usou a técnica da amostragem teórica. Partindo de 602 indígenas estudantes se elegeu una mostra representativa pelas suas qualidades regionais e estudantis de 16 indígenas. As técnicas de recolecção que se utilizaram foram a entrevista e os grupos focais que permitiram fazer a codificação e a categorização da informação para ser analisada.

Resultados:

Os estudantes indígenas reconhecem que o contexto da faculdade, os elos sociais e a integralidade dos programas de prevenção são fatores determinantes no consumo de SPA.

Conclusões:

Os participantes consideram que bem-estar universitário deve criar programas específicos pro fortalecimento da cultura indígena, atendendo e respeitando deste jeito os significados do ser utente das plantas tradicionais e diferencia-lo das SPA
Biblioteca responsável: CO304.1
Selo DaSilva