Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Vivências da maternidade e paternidade na adolescência / Experiencias de maternidad y paternidad durante la adolescencia / Experiences of maternity and paternity in the adolescence

Nass, Evelin Matilde Arcain; Lopes, Mislaine Casagrande Lima; Alves, Bruna Diana; Marcolino, Eloir; Serafim, Deise; Higarashi, Ieda Harumi; Marcon, Sonia Silva.
Rev. baiana enferm ; 31(2): e16629, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-897451
Objetivo conhecer as experiências da maternidade e paternidade vivenciadas por adolescentes e a participação desses nos cuidados aos filhos. Método estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado com dez pais que vivenciaram a maternidade/paternidade na adolescência. Os dados foram coletados nos meses de novembro e dezembro de 2015, por meio de entrevistas semiestruturadas que foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados a gestação desencadeou conflitos, sentimento de felicidade, mudanças positivas e negativas na rotina diária dos adolescentes e de suas famílias. Os participantes destacaram não terem enfrentado dificuldades na realização dos cuidados com o recém-nascido, em razão do apoio fornecido pelos familiares e profissionais da saúde. Conclusão a vivência da gestação não foi percebida como condição desfavorável ao casal adolescente, entretanto o acompanhamento profissional e o apoio dos pais é importante para a saúde da criança e o desenvolvimento da nova família.
Biblioteca responsável: BR342.1
Selo DaSilva