Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Promoção da saúde sexual e reprodutiva de adolescentes: educação por pares / Promoción de la salud sexual y reproductiva de adolescentes: la educación por pares / Promoting adolescent sexual and reproductive health: peer education

Santos, Marks Passos; Farre, Anny Giselly Milhome da Costa; Bispo, Maycon Santana; Sousa, Leilane Barbosa de; Marinho, Déborah Danielle Tertuliano.
Rev. baiana enferm ; 31(3): e21505, 2017. tab
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-897482
O objetivo do estudo foi descrever o processo de educação por pares, desenvolvido por jovens católicos como promotores da saúde sexual e reprodutiva na adolescência. Trata-se de estudo qualitativo, realizado com 17 participantes que foram capacitados para desenvolver o processo de educação por pares com outros adolescentes durante o período de um mês, em espaços de convivência escolhidos pelos próprios participantes. Os dados foram registrados em diário de campo e categorizados para análise. Foi realizada educação por pares com 54 amigos e parentes. Os temas mais abordados foram sexualidade e IST. Os espaços de maior abordagem foram domicílio, escola e rua. Concluiu-se que a estratégia de educação por pares, desenvolvida por jovens católicos como promotores da saúde sexual e reprodutiva na adolescência, contribuiu positivamente para a promoção da saúde dos adolescentes católicos, favorecendo a ampliação dos conhecimentos sobre saúde sexual e reprodutiva, ao mesmo tempo em que estimulou o protagonismo juvenil e a multiplicação dos saberes entre os pares.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva