Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Prazer e sofrimento no trabalho: perspectivas de docentes de enfermagem / Placer y sufrimiento en el trabajo: perspectivas de docentes de enfermería / Pleasure and suffering at work: perspectives of nursing professors

D'Oliveira, Camila Arantes Ferreira Brecht; Almeida, Caroline Muller; Souza, Norma Valéria Dantas de Oliveira; Pires, Ariane da Silva; Madriaga, Luiz Carlos Veiga.
Rev. baiana enferm ; 31(3): e20297, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-897492
Objetivos descrever as atividades desenvolvidas pelos docentes de enfermagem e analisar a percepção desses profissionais acerca de suas atividades no trabalho, considerando as situações geradoras de prazer e de sofrimento. Método pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. O cenário de coleta foi uma faculdade de enfermagem pertencente a uma universidade pública do município do Rio de Janeiro. Os participantes foram 16 docentes de enfermagem. Os dados foram coletados mediante aplicação de entrevista semiestruturada e tratados por meio da análise de conteúdo. Resultados evidenciou-se que o docente desenvolve uma diversidade de atividades que permitem a sensação de prazer e também remetem ao sofrimento. Conclusão o prazer e o sofrimento estão presentes no cotidiano docente, sendo o sofrimento referido a questões atreladas aos preceitos neoliberais, que vêm fundamentando o desenvolvimento do trabalho nos serviços de ensino público.
Biblioteca responsável: BR21.2
Selo DaSilva