Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Cross-cultural adaptation and validation of the Moral Distress Scale-Revised for nurses / Adaptación cultural y validación de la Moral Distress Scale-Revised para enfermeros / Adaptação cultural e validação da Moral Distress Scale Revised para enfermeiros

Ramos, Aline Marcelino; Barlem, Edison Luiz Devos; Barlem, Jamila Geri Tomaschewski; Rocha, Laurelize Pereira; Dalmolin, Graziele de Lima; Figueira, Aline Belletti.
Rev. bras. enferm ; 70(5): 1011-1017, Sep.-Oct. 2017. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-898245
RESUMO

Objetivo:

Adaptar culturalmente e validar a Moral Distress Scale Revised para enfermeiros.

Método:

Estudo quantitativo, transversal analítico, realizado com 157 enfermeiros de duas instituições hospitalares do Sul do Brasil, uma pública e uma filantrópica. Realizou-se a adaptação cultural do instrumento segundo recomendações internacionais; e a sua validação para o contexto brasileiro.

Resultados:

A validade de face e conteúdo foi considerada satisfatória mediante avaliação de comitê de especialistas e realização de pré-teste. Mediante análise de frequência e intensidade por questão nos 157 questionários e por subconjuntos das diferentes unidades hospitalares, o instrumento demonstrou consistência interna satisfatória, com alfa de Cronbach 0,88 para o instrumento e entre 0,76 e 0,94 para as unidades hospitalares. A correlação de Pearson identificou moderada associação de sofrimento moral nos enfermeiros.

Conclusão:

o Moral Distress Scale Revised - versão brasileira é um instrumento válido para ser utilizado na avaliação de sofrimento moral de enfermeiros.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva