Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Health advocacy by nurses in the Family Health Strategy: barriers and facilitators / Acción política de enfermeros en Estrategia Salud de la Familia: barreras y facilitadores / Advocacia em saúde por enfermeiros na Estratégia Saúde da Família: barreiras e facilitadores

Figueira, Aline Belletti; Barlem, Edison Luiz Devos; Amestoy, Simone Coelho; Silveira, Rosemary Silva da; Tomaschewski-Barlem, Jamila Geri; Ramos, Aline Marcelino.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 57-64, Jan.-Feb. 2018.
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-898372
RESUMO

Objetivo:

Identificar as barreiras e facilitadores da advocacia em saúde dos usuários por enfermeiros da Estratégia Saúde da Família.

Método:

Estudo qualitativo realizado com enfermeiros da Estratégia Saúde da Família em uma cidade no sul do Brasil. Participaram 15 enfermeiros mediante uso de entrevistas gravadas, transcritas e analisadas à luz da análise textual discursiva.

Resultados:

Emergiram duas categorias, uma discorrendo sobre a falta de organização do trabalho, da burocracia e das limitações para atuação profissional nos ambientes de saúde e outra sobre os aspectos facilitadores para o exercício da advocacia de forma individual e coletivamente.

Conclusão:

Quando o enfermeiro, imbuído dos saberes técnicos, científicos e de relacionamento, desenvolve sua autonomia na tomada de decisões, além de contar com o apoio de outros profissionais no trabalho, consegue desenvolver ações de advocacia em saúde aos usuários e, assim, qualifica o cuidado prestado.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva