Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Social determinants of health related to adhesion to mammography screening / Levantamiento de determinantes sociales de salud relacionados a la adhesión al examen mamógrafo / Levantamento de determinantes sociais de saúde relacionados à adesão ao exame mamográfico

Moreira, Camila Brasil; Fernandes, Ana Fátima Carvalho; Castro, Régia Christina Moura Barbosa; Oliveira, Rosy Denyse Pinheiro de; Pinheiro, Ana Karina Bezerra.
Rev. bras. enferm ; 71(1): 97-103, Jan.-Feb. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-898383
RESUMO

Objetivo:

identificar determinantes sociais proximais, intermediários e distais relacionados à adesão à mamografia, segundo o modelo de determinantes sociais de saúde, proposto por Dahlgren e Whitehead.

Método:

estudo transversal correlacional, realizado com a aplicação de um questionário de dados sociodemográficos e clínicos e da Champion's Health Belief Model Scale, traduzida e adaptada para o uso no Brasil. Dados analisados por regressão linear múltipla, a partir dos domínios da escala, e usadas, como preditores, as variáveis sociodemográficas e clínicas.

Resultados:

destacou-se a faixa etária de 60-64 anos (55,0%), 22 (55,0%) mulheres possuíam companheiro fixo; e 14 (65,0%) concluíram o ensino superior. O domínio com maior influência na adesão à mamografia foi barreiras percebidas.

Conclusão:

os determinantes sociais de saúde têm relação direta com os níveis de adesão ao exame entre as mulheres, bem como com os benefícios, as suscetibilidades e as barreiras percebidas.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva