Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Roles de género y salud en mujeres desplazadas por la violencia en Medellín, 2013-2014 / Gender Roles and Health In Women Displaced by Violence in Medellín, 2013-2014 / Roles de gênero e saúde em mulheres deslocadas pela violência em Medellín, 2013-2014

Posada Zapata, Isabel Cristina; Mendoza Ríos, Abraham; Orozco Giraldo, Isabel Cristina; Restrepo Correa, Carolina; Cano Bedoya, Sara María.
Rev. cienc. salud (Bogotá) ; 15(2): 189-201, mayo-ago. 2017.
Artigo em Espanhol | LILACS, COLNAL | ID: biblio-900241
Resumo O fenômeno do deslocamento afeta a toda a população colombiana, especialmente àquela que tem maior vulnerabilidade, como as mulheres, que veem afetada a sua saúde pela mudança de roles que devem assumir.

Objetivo:

analisar como os roles que desempenham as mulheres em situação de deslocamento influem nas suas condições de vulnerabilidade psicológica e social.

Materiais e metodos:

realizou-se uma pesquisa qualitativa usando a Teoria Fundamentada; tiveram-se fontes primárias, constituídas pelos discursos recolhidos em entrevistas aplicadas pessoalmente a mulheres que tiveram sido deslocadas, residentes em três assentamentos da cidade de Medellín e cujas características se definiram pela diversidade cultural, étnica e idiossincrasia; e fontes secundárias, compostas pela revisão de documentos oficiais, literatura, outras pesquisas e demais material que tratara deste tema. Realizaram-se 15 entrevistas semiestruturadas, 6 grupos focais e 6 entrevistas a profundidade. Para a análise empregou-se a codificação, categorização e interpretação.

Resultados:

as mulheres deslocadas vêm-se submetidas a mudanças significativas nos seus roles depois da chegada à cidade, as quais agudizam as suas condições de vulnerabilidade e influem na sua perceção de saúde. A relação entre os múltiplos roles e o seu efeito sobre as condições de vulnerabilidade não pode estudar-se analisando cada rol independentemente e sem considerar diferentes dimensões de funcionamento e adaptação da mulher.

Conclusão:

a experiência do deslocamento afeta os roles assumidos pelas mulheres, e estes ao mesmo tempo às condições de vulnerabilidade e a sua perceção de saúde.
Biblioteca responsável: CO285.1
Selo DaSilva