Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

O sentido do cuidado espiritual na integralidade da atenção em cuidados paliativos / El sentido del cuidado espiritual en la integralidad de la atención en cuidados paliativos / The sense of spiritual care in the integrality of attention in palliative care

Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira; Thoferhn, Maira Buss; Schaefer, Osmar Miguel; Fonseca, Adriana Dora da; Kantorski, Luciane Prado; Cardoso, Daniela Habekost.
Rev. gaúch. enferm ; 38(3): e58737, 2017.
Artigo em Português | LILACS-Express | ID: biblio-901648
RESUMO Objetivo Compreender o sentido do cuidado espiritual para a integralidade da atenção à pessoa e para a equipe interdisciplinar de cuidados paliativos. Métodos Pesquisa qualitativa com referencial teórico de Viktor Frankl. Os participantes foram nove pessoas em cuidados paliativos e seis profissionais do Programa de Internação Domiciliar Interdisciplinar que atendiam a estes. As informações foram coletadas no domicílio dos participantes, por meio da observação, e entrevistas fenomenológicas realizadas no período de junho a outubro de 2014, gravadas, transcritas e transformadas em texto interpretado, com abordagem fenomenológica hermenêutica. Resultados Surgiram as seguintes categorias Sentido da integralidade do cuidado e O sentido da espiritualidade para os profissionais que cuidam de pessoas em tratamento paliativo, com suas subcategorias. Conclusão O cuidado espiritual proporciona conforto e o encontro existencial entre a pessoa em cuidados paliativos e os profissionais da equipe que o cuidam.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva