Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Radiographic analysis of 1000 cast posts in Sergipe state, Brazil / Avaliação radiográfica de 1000 retentores intrarradiculares metálicos fundidos no Estado de Sergipe

Mendonça, Caroline Garcez; Almeida, José Rogério Vieira de; Takeshita, Wilton Mitsunari; Martins, Fábio; Paixão, Monica Silveira.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 46(5): 255-260, Sept.-Oct. 2017. tab, ilus
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-902672

Introdução:

Dentes com ampla destruição coronária e tratados endodonticamente necessitam de retentores intrarradiculares para viabilizar a restauração protética. Apesar do crescente uso de pinos intrarradiculares pré-fabricados, os retentores intrarradiculares metálicos fundidos ainda são muito utilizados. A qualidade desses é importante para a longevidade do tratamento restaurador, pois podem levar ao insucesso quando seus princípios fundamentais não são seguidos.

Objetivo:

Avaliar radiograficamente os princípios protéticos de 1000 retentores intrarradiculares metálicos fundidos em dentes unirradiculares e a coerência dos mesmos com os princípios para sua confecção. Material e

método:

Foram selecionadas radiografias periapicais digitais de 1000 dentes unirradiculares que receberam tratamento endodôntico e retentores intrarradiculares metálicos fundidos, através do acervo de uma clínica radiológica (Centro de Imagem, Aracaju/SE, Brasil). As imagens foram analisadas através de um software de mensuração (ImageJ, EUA) de acordo com os princípios fundamentais protéticos comprimento e diâmetro do pino, relação do pino com a crista óssea, contiguidade ao canal, espaço entre o remanescente obturador e o pino, quantidade de material obturador e ausência de lesão periapical. Os dados foram tabulados, analisados qualitativamente em ideais e não ideais e submetidos ao teste do Qui-Quadrado (α=0,05).

Resultado:

Apenas 6,7% dos retentores intrarradiculares fundidos analisados foi confeccionado de forma satisfatória.

Conclusão:

Muitos critérios protéticos são negligenciados durante a confecção de retentores intrarradiculares metálicos fundidos, resultando em trabalhos inadequados que podem comprometer a longevidade do tratamento restaurador.
Biblioteca responsável: BR39.2
Selo DaSilva