Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Structural factors for public dental health services in Regional Health Care Network 13: an analysis of the Brazilian National Program for Improving Access and Quality of Primary Care / Fatores estruturais para a assistência pública à saúde bucal na Rede Regional de Atenção à Saúde 13: uma análise a partir do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica

Hirooka, Lucila Brandão; Catanante, Guilherme Vinícius; Porto, Hélio Souza; Bava, Maria do Carmo Gullaci Guimarães Caccia.
Rev. odontol. UNESP (Online) ; 47(1): 31-39, Jan.-Feb. 2018. tab
Artigo em Inglês | LILACS, BBO - odontologia (Brasil) | ID: biblio-902696

Introdução:

O Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica busca induzir a instituição de processos que ampliem a capacidade das gestões federal, estaduais e municipais e das equipes de Atenção Básica em ofertar serviços que assegurem maior acesso e qualidade.

Objetivo:

Identificar a estrutura disponível para a assistência à saúde bucal das unidades de saúde com equipes de saúde bucal da Rede Regional de Atenção à Saúde 13, sob a perspectiva da Avaliação em Saúde. Material e

método:

Trata-se de um estudo descritivo e de corte transversal que se valeu do banco de dados do Módulo V do instrumento de Avaliação Externa de 156 unidades de saúde dessa região participantes do 2º ciclo do programa, com enfoque na modalidade das equipes de saúde, estrutura e ambiência do consultório odontológico, o horário de funcionamento, equipamentos, instrumentais e insumos odontológicos.

Resultado:

De forma geral, as unidades de saúde com saúde bucal deste estudo possuem consultórios odontológicos em boas condições estruturais e equipamentos e insumos suficientes para a realização de atividades clínicas, exceto os relacionados à reabilitação protética, possivelmente devido à permanência deste serviço na atenção secundária. No entanto, apontam que ainda são necessários avanços no acesso e na cobertura pelos serviços de saúde bucal.

Conclusão:

Embora o tema comporte outros estudos e reflexões, o presente trabalho poderá subsidiar discussões acerca da condição presente, sendo recomendada a ativa participação de todos os atores envolvidos no cuidado, na busca da qualificação dos serviços de saúde bucal nessa região.
Biblioteca responsável: BR39.2
Selo DaSilva