Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Instituições de longa permanência como alternativa no acolhimento das pessoas idosas / Long stay institutions as an alternative for protecting the elderly / Entidades de larga permanencia como alternativa para acoger adultos mayores

Fagundes, Karolina Vitorelli Diniz Lima; Esteves, Michelly Ribeiro; Ribeiro, João Henrique de Morais; Siepierski, Carlos Tadeu; Silva, José Vitor da; Mendes, Maria A.
Rev. salud pública ; 19(2): 210-214, mar.-abr. 2017. tab
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-903095
RESUMO Estudo reflexivo que enfatiza a Instituição de Longa Permanência para Idosos. Considerando a carga contextual em que se dá o processo de institucionalização em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos, o qual é escoltado por transformações na vivência da pessoa idosa. Nessa perspectiva este estudo tem como propósito refletir sobre as Instituições de Longa Permanência como alternativa no acolhimento das pessoas idosas brasileiras. Primeiramente, expõe-se sobre o envelhecimento populacional, seguido por uma breve perspectiva histórica das Instituições de Longa Permanência e o finaliza com o processo de institucionalização da pessoa idosa nas mesmas. Embora existam definições a respeito das funções e obrigações da Instituição de Longa Permanência, a influência dos aspectos negativos na vivência das pessoas idosas institucionalizadas encontra-se implícita na maioria delas, solicitando uma reestruturação desse ambiente que tem se tornado o mundo-vida de uma demanda crescente de pessoas idosas. O processo de institucionalização e a vivência do idoso na instituição são elementos de estudo fundamentais para o alcance de um entendimento aprofundado da realidade intrínseca dessa pessoa que está escrevendo o epílogo da sua história de vida.(AU)
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva