Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Dificuldades no transporte inter-hospitalar de recém-nascido crítico realizado pelas equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência / Dificultades en el transporte inter-hospitalario del recien nacido crítico realizado por los equipos del Servicios de Atendimiento Movil de Urgencia / Difficulties in critical newborn interhospital transport carried out by the Emergency Mobile Care Services

Balbino, Aldiânia Carlos; Cardoso, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão.
Texto & contexto enferm ; 26(3): e0790016, 2017.
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-904243
RESUMO

Objetivo:

investigar as dificuldades das equipes do Serviço de Atendimento Móvel Urgência para a realização do transporte inter-hospitalar de recém-nascido crítico em ambulância.

Método:

estudo qualitativo, realizado com 17 profissionais de saúde, dentre médicos, enfermeiros e condutores de veículos atuantes no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de um município do interior do Ceará, no período de novembro a dezembro de 2014. Os dados foram produzidos por meio de entrevista semiestruturada, sendo as entrevistas gravadas. Os dados foram analisados por meio da análise temática de conteúdo.

Resultados:

as categorias apreendidas foram escassez de materiais, de equipamentos e de veículos exclusivos para o transporte inter-hospitalar do recém-nascido; conhecimento, prática e treinamento deficientes para assistência ao recém-nascido crítico; e falha na comunicação entre os profissionais e dificuldade para a mobilidade da ambulância em via pública.

Conclusão:

as dificuldades mencionadas estão atreladas a todos os níveis de gestão e necessitam de um olhar diferenciado para que se garanta assistência de elevado nível de excelência.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva