Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Avaliação da satisfação de familiares de pacientes atendidos em unidades de terapia intensiva: revisão integrativa / Evaluación de la satisfacción de familiares de pacientes atendidos en unidades de terapia intensiva: revisión integradora / Evaluation of the satisfaction of families of patients cared for in intensive therapy units: integrative review

Neves, Josiele de Lima; Schwartz, Eda; Guanilo, Maria Elena Echevarria; Amestoy, Simone Coelho; Mendieta, Marjoriê da Costa; Lise, Fernanda.
Texto & contexto enferm ; 27(2): e1800016, 2018. tab, graf
Artigo em Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-904446
RESUMO

Objetivo:

analisar a produção científica relacionada às evidências acerca da satisfação de familiares de pacientes de UTI e os instrumentos utilizados para sua avaliação.

Metodo:

revisão integrativa na qual foram analisados artigos publicados entre 2005 e 2015, em inglês, português ou espanhol, nas bases de dados PUBMED/MEDLINE e LILACS e a biblioteca SciELO. Utilizou-se como estratégia de busca personal satisfactional OR satisfaction AND family. Para coleta de dados dos artigos elaborou-se um instrumento com informações como título, autores, ano de publicação e revista, objetivo do estudo, delineamento, participantes, local da pesquisa, temática principal e resultados.

Resultados:

atenderam aos critérios de inclusão 27 produções. Foram identificados quatro instrumentos utilizados para avaliar a satisfação de familiares de pacientes na UTI o Critical Care Family Satisfaction Survey, Family Satisfaction in the Intensive Care Unit, Critical Care Family Needs Inventory e o Quality of Dying and Death. Os estudos abordaram a satisfação dos familiares em relação às suas necessidades e tomadas de decisão, satisfação quanto a cuidados paliativos, evidenciou-se, ainda, estudos de adaptação transcultural e validação de instrumentos. Quanto ao nível de evidência, os estudos se concentram nos níveis II a VI.

Conclusão:

a análise da produção científica sobre a satisfação de familiares de pacientes de UTI permitiu evidenciar que o fator que mais contribui na promoção da satisfação da família foi a qualidade do atendimento.
Biblioteca responsável: BR17.1
Selo DaSilva