Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Mulheres sobreviventes ao câncer de mama: estratégias para promoção da resiliência / Mujeres sobrevivientes de cáncer de mama: estrategias para la promoción de la resiliencia / Women survivors of breast cancer: strategies for promoting resilience

Cardoso, Daniela Habekost; Muniz, Rosani Manfrin; Arrieira, Helena Oliveira; Viegas, Aline da Costa; Arrieira, Isabel Cristina de Oliveira; Amaral, Debora Eduarda Duarte do.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 10(2): 474-484, abr.-jun. 2018.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-908466

Objetivo:

construir estratégias para a promoção da resiliência com mulheres sobreviventes ao câncer de mama.

Método:

Trata-se de uma Pesquisa Convergente Assistencial. Participaram do estudo, três mulheres sobreviventes à neoplasia mamária, com baixo grau de resiliência. A coleta de dados ocorreu no período de agosto a dezembro de 2013, em três momentos primeiro, realizou-se uma entrevista semiestruturada com questões relacionadas ao processo de resiliência; segundo, identificou-se os fatores de risco e proteção e no terceiro momento, estas estratégias foram implementadas junto às participantes.

Resultados:

Após a análise dos dados, surgiram duas temáticas Mulher com câncer de mama e o processo de resiliência e Minimizando riscos e fortalecendo os fatores de proteção à resiliência.

Conclusão:

Acredita-se que a resiliência pode ser promovida, bem como, suas estratégias, devem ser valorizadas e estimuladas por profissionais e serviços de saúde que atendem pessoas que enfrentam e buscam superar dificuldades.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva