Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Formação acadêmica e educação permanente: influências nosestilos de liderança de enfermeiros / Formación acadêmica y educación permanente: influencias en los estilosde liderazgo de enfermeros / Academic formation and permanent education: influences on leadership styles of nurses

Andrigue, Karen Cristina Kades; Trindade, Letícia de Lima; Amestoy, Simone Coelho.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(4): 971-977, out.-dez. 2017.
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-908495

Objetivo:

conhecer as influências da formação acadêmica e da Educação Permanente em Saúde (EPS) nos estilos de liderança adotados pelos enfermeiros no âmbito hospitalar.

Método:

Pesquisa qualitativa do tipo descritiva, apoiada no referencial de Hersey e Blanchard. Participaram do estudo seis enfermeiros da rede hospitalar de Chapecó (SC), que tipificavam diferentes estilos de liderança. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados conforme análise temática.

Resultados:

Os participantes sentiram-se pouco influenciados para liderar diante da formação obtida na graduação e ressaltaram dificuldades de integração ensino-serviço, que interferiram no exercício da liderança. Quanto à EPS, sinalizaram a falta de investimentos na qualificação.

Conclusão:

Destaca-se a importância de o ensino na graduação fortalecer as práticas de aprendizagem da liderança e entende-se que a liderança é aperfeiçoada ao longo da vida profissional.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva