Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica em uma unidade de terapia intensiva / Implicaciones de neumonía asociada al ventilador en un unidad de cuidados intensivos / Incidence of ventilator-associated pneumonia in an intensive care unit

Silva, Tatiana Gaffuri da; Souza, Gabriela de Nardi; Souza, Silvia Silva de; Bitencourt, Julia Valéria Vargas; Madureira, Valeria Faganelo; Luzardo, Adriana Remião.
Rev. Pesqui. (Univ. Fed. Estado Rio J., Online) ; 9(4): 1121-1125, out.-dez. 2017. graf
Artigo em Inglês, Português | LILACS, BDENF - enfermagem (Brasil) | ID: biblio-908518

Objetivo:

identificar a incidência de pneumonia associada à ventilação mecânica (PAV) em usuários hospitalizados em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Método:

Trata-se de um estudo transversal, documental e retrospectivo. Os dados foram coletados por meio de busca nas fichas do Serviço de Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no período de agosto de 2014 a março de 2015 após aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) com CAAE no 45124915100005564. Tabulados no programa Excel e analisados por meio de estatística descritiva e analítica, com o auxílio do software SPSS 20.0.

Resultados:

Evidenciaram-se incidência de 29% de PAV, com destaque para o Staphylococcuss no aspirado traqueal e mortalidade de 44%.

Conclusão:

Revelaram-se índices compatíveis com dados de outros estudos e com o preconizado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No entanto, sugestiona-se capacitação aos profissionais envolvidos no cuidado.
Biblioteca responsável: BR1208.1
Selo DaSilva