Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Instrumentos de abordagem da espiritualidade na prática clínica / Spirituality approaches in clinical practice

Panitz, Gabriel de Oliveira; Siqueira, Ana Luíza Fonseca; Porciuncula, Gustavo Farias; Behling, Jonny Anderson Kielbovicz; Camargo, Letícia Silva de; Oliveira, Liss Januário; Araujo, Victória Albino; D'ávila, Vitória; Silva, André Luiz da; Portuguez, Mirna Wetters.
Acta méd. (Porto Alegre) ; 39(1): 37-45, 2018.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-910166

OBJETIVOS:

Com este artigo, pretende-se elucidar aspectos relevantes na prática clínica dos profissionais da saúde sobre a espiritualidade, tema cada vez mais pesquisado e discutido no meio científico, e apresentar as principais ferramentas de abordagem do tema com os pacientes.

MÉTODOS:

A pesquisa foi realizada na base de dados Pubmed e Scielo, apenas em inglês, utilizando as palavras-chave "((spirituality) AND religious coping) AND religious assessment ", "end-of-life AND spiritual history", "spiritual history AND clinicians", "medical history taking AND spirituality", "spiritual assessment AND spiritual history", "spirituality AND practice guidelines" e "spirituality AND medicine".

RESULTADOS:

A abordagem da religiosidade/espiritualidade (R/E) pode ser feita durante a avaliação ambulatorial de novos pacientes, quando da internação do paciente, na avaliação de cuidados paliativos e em pacientes que serão acompanhados pelo mesmo médico. Existem inúmeros instrumentos utilizados para a abordagem de R/E na prática clínica, sendo os principais o FICA e o HOPE, além de perguntas mais amplas, como o que dá significado à vida do paciente, o que o ajuda a lidar com os problemas, se existe alguma crença cultural que possa ter impacto no tratamento.

CONCLUSÕES:

O desafio para o clínico é sintetizar essa abordagem a partir de diferentes orientações (isto é, cognitiva, social e biológica) para torná-la aplicável ao atendimento do paciente. Valer-se dos instrumentos para uma abordagem equilibrada da R/E na vida do paciente é importante para oferecer cuidados sensíveis e centrados, considerando todos os aspectos da vida do paciente.
Biblioteca responsável: BR1323.1
Selo DaSilva