Your browser doesn't support javascript.

Biblioteca Virtual em Saúde

Saúde Pública Brasil

Home > Pesquisa > ()
XML
Imprimir Exportar

Formato de exportação:

Exportar

Email
Adicionar mais destinatários
| |

Apoio social e qualidade de vida na perspectiva de pessoas que sofreram queimaduras / Social support and quality of life in the perspective of people that suffered burns / Apoyo social y calidad de vida desde la perspectiva de personas que sufrieron quemaduras

Moraes, Lisiane Pinto; Echevarría-Guanilo, Maria Elena; Martins, Caroline Lemos; Longaray, Thaís Mirapalheta; Nascimento, Larissa; Braz, Dione Lima; Sebold, Luciara Fabiane; Antoniolli, Liliana.
Rev. bras. queimaduras ; 15(3): 142-147, jul.-set. 2016.
Artigo em Português | LILACS | ID: biblio-914853

OBJETIVO:

Conhecer, a partir da perspectiva do paciente, o apoio social e fatores que interferem na qualidade de vida durante a recuperação após queimadura.

MÉTODO:

Estudo de abordagem qualitativa, do tipo descritivo exploratório. Participaram pacientes adultos internados em um Centro de Referência em Assistência a Queimados, de janeiro a dezembro de 2011. A coleta de dados ocorreu em novembro de 2012 por meio da realização de entrevista semiestruturada. Os dados foram submetidos à análise temática, emergindo duas categorias 1) A presença do apoio social e sua importância na recuperação; 2) Mudanças, necessidade de cuidados e suas implicações na qualidade de vida dos sujeitos após a queimadura.

RESULTADOS:

O apoio social ofertado pela rede de relações dos pacientes e pela equipe de saúde contribui com a recuperação e sua ausência dificultou a vivência deste período. A qualidade de vida, após o trauma, é afetada pela percepção de mudanças e a perda de autonomia.

CONCLUSÃO:

A fase de recuperação pós-queimadura é marcada pela dificuldade de adaptação às mudanças, evidenciando a importância do apoio social para minimizar o sofrimento e otimizar a recuperação.
Biblioteca responsável: BR1.1
Selo DaSilva